Este post é um oferecimento ao @ismaelalexandr, que nos deu a idéia do tema, :)
Dia de finados! Que feriado é esse que hoje nos deu tantas alegrias? Sim, nada melhor do que um feriado numa terça, não? Se tivermos um governador e um prefeito dos bons, ele esmaga logo a segunda-feira :)
Entretanto, Fã-clube Rosa de Saron Manaus também é informação, educação e cultura. Claro! Quem nunca fez aqueles trabalhinhos de Ensino Fundamental sobre Feriados?
Vamos ao que nos interessa.
Em primeiro lugar, o que é finado?
-' Ô, que pergunta mais besta! Finado é quem já morreu!
É, é isso mesmo, sem mais, meretíssimo!
Também chamado de Dia dos Fiéis (?) Defuntos, o dia foi tirado pela Igreja Católica do século V para a oração pelos finados, fato esse que ocorria desde o século II. doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.
O Lado Protestante
Os protestantes em geral, afirmam que a doutrina da Igreja Católica, que recomenda a oração pelos falecidos, é desprovida de fundamento bíblico. Segundo eles, a única referência a este tipo de prática estaria em II Macabeus 12,43-46. Porém os protestantes não reconhecem a canonicidade deste livro.
Os Protestantes observam o dia de Finados para copiar os católicos e para lembrar das coisas boas que os antepassados deixaram, como o legado de um caráter idôneo, por exemplo.
___________________________________________________________________
Enfim, sejam com lágrimas ou sorrisos, parece ser uma necessidade universal homenagear aos mortos, nada mais justo, já que são eles que nos ensinam que somos mortais.
E você, orou por seu ente querido, amigo, colega, conhecido falecido hoje? Sua alma também merece atenção.
Que Deus abençoe e olhe pelas almas do purgatório, que elas estejam em boas mãos e um dia fiquem em paz, que o Senhor escute nossas preces e tome para Si a alma de nossos parentes e amigos já falecidos, pra que eles não se desviem do caminho da luz, e que estejam ao lado de Deus, sentados à mesa com Jesus, Teu Filho Unigênito, Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário