Este é o blog do Fã-Clube Rosarianos Manaus Oficial.

Siga-nos no twitter: @rosarianosmao

Participe do nosso grupo no face: https://www.facebook.com/events/269925523108068/#!/groups/253959987975522/

Facebook: www.facebook.com.br/Rosarianos.Manaus

Gmail: rosarianosmanausoficial@gmail.com (cadastros, perguntas, shows, dúvidas, etc.)

É rosariano(a)? Então participe! JÁ.



quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dia de finados!

Boa noite, Rosarianos!


Este post é um oferecimento ao @ismaelalexandr, que nos deu a idéia do tema, :)


Dia de finados! Que feriado é esse que hoje nos deu tantas alegrias? Sim, nada melhor do que um feriado numa terça, não? Se tivermos um governador e um prefeito dos bons, ele esmaga logo a segunda-feira :)


Entretanto, Fã-clube Rosa de Saron Manaus também é informação, educação e cultura. Claro! Quem nunca fez aqueles trabalhinhos de Ensino Fundamental sobre Feriados? (ok, só eu fiz, tudo bem, lalalá..)


Vamos ao que nos interessa.


Em primeiro lugar, o que é finado?
-' Ô, que pergunta mais besta! Finado é quem já morreu!
É, é isso mesmo, sem mais, meretíssimo!


Também chamado de Dia dos Fiéis (?) Defuntos, o dia foi tirado pela Igreja Católica do século V para a oração pelos finados, fato esse que ocorria desde o século II. doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.

O Lado Protestante


Os protestantes em geral, afirmam que a doutrina da Igreja Católica, que recomenda a oração pelos falecidos, é desprovida de fundamento bíblico. Segundo eles, a única referência a este tipo de prática estaria em II Macabeus 12,43-46. Porém os protestantes não reconhecem a canonicidade deste livro.
Os Protestantes observam o dia de Finados para copiar os católicos e para lembrar das coisas boas que os antepassados deixaram, como o legado de um caráter idôneo, por exemplo. 
___________________________________________________________________

Aqui no Brasil, este dia é dedicado à visitação de túmulos, bem como levar flores e fazer orações. No méxico, o dia é celebrado com festa, no sentido de ZOMBAR da morte, é mole? Acredita-se que, nesse dia, as almas podem visitar seus parentes, e é costume fazer um altar em casa, enfeitado com flores, caveiras de papel machê, oferendas e retratos das pessoas mortas.

Enfim, sejam com lágrimas ou sorrisos, parece ser uma necessidade universal homenagear aos mortos, nada mais justo, já que são eles que nos ensinam que somos mortais.

E você, orou por seu ente querido, amigo, colega, conhecido falecido hoje? Sua alma também merece atenção.

Que Deus abençoe e olhe pelas almas do purgatório, que elas estejam em boas mãos e um dia fiquem em paz, que o Senhor escute nossas preces e tome para Si a alma de nossos parentes e amigos já falecidos, pra que eles não se desviem do caminho da luz, e que estejam ao lado de Deus, sentados à mesa com Jesus, Teu Filho Unigênito, Amém!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário